Ano A – 2º Domingo do Tempo Comum

Assunto: Quem é Jesus?


Material:
Um desenho ou um quadro com a imagem de Jesus. Várias setas recortadas em papel que sejam de tamanho suficiente para se escrever dentro delas algumas palavras. Uma das setas deve ter escrito dentro por cima a palavra: “mundo”. E por baixo (na parte que ficará voltada para o chão: “João Batista viu Jesus aproximar-se dele e disse: 'Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”


Objetivo:
Refletir sobre a pessoa de Jesus e o seu significado para cada pessoa.


Desenvolvimento
1. Preparar o ambiente com a Bíblia e a figura ou imagem de Jesus no centro e as setas fazendo uma espiral ao redor de modo que a seta mais próxima da Bíblia e da imagem apontem para os mesmos. A primeira seta externa será aquela que tem a palavra e a frase nela inscritas, deve ser colocada com a palavra para cima, visível.

2. Cantar para aclamar a Palavra de Deus: “Palavra de Salvação, somente o céu tem pra dar. Por isso o meu coração se abre para escutar. Por mais difícil que seja seguir sua palavra queremos ouvir. Por mais difícil de se praticar, sua palavra queremos guardar.”

3. Ler o texto bíblico:
João 1,29-34
Naquele tempo:
29João viu Jesus aproximar-se dele e disse:
'Eis o Cordeiro de Deus,
que tira o pecado do mundo.
30Dele é que eu disse:
Depois de mim vem um homem que passou à minha frente,
porque existia antes de mim.
31Também eu não o conhecia,
mas se eu vim batizar com água,
foi para que ele fosse manifestado a Israel'.
32E João deu testemunho, dizendo:
'Eu vi o Espírito descer,
como uma pomba do céu,
e permanecer sobre ele.
33Também eu não o conhecia,
mas aquele que me enviou a batizar com água me disse:
`Aquele sobre quem vires o Espírito descer e
permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'.
34Eu vi e dou testemunho:
Este é o Filho de Deus!'
Palavra da Salvação.

4. Após um momento de silêncio pedir que cada um pegue uma seta que está no ambiente. E explicar que a primeira pessoa vai pegar também a primeira seta, vai ler a frase em silêncio e colocá-la de volta. E com a última palavra da frase, aquela que está por cima da seta, vai escrever uma frase que fale sobre quem é Jesus. Vai anotar a frase na parte de baixo e a última palavra da frase na parte de cima da seta. Em seguida vai colocar a seta na frente da primeira que já estava lá. Assim sucessivamente cada um vai fazendo uma frase com a última palavra da frase do outro e colocando a frase na parte de baixo da seta e a última palavra na parte de cima.

Fechamento

1. Depois que todo mundo tiver terminado pedir que cada um pegue a própria seta. Quem coordena pega a primeira seta e começando com ela faz-se a leitura das frases que foram feitas.
2. Pode-se encerrar com as seguintes perguntas para todos:
a) Quem é Jesus para nós?
b) Como foi a dinâmica? Foi difícil falar de Jesus partindo de uma palavra solta?
c) O texto ficou bom? Como poderia ser melhorado?